quarta-feira, 17 de julho de 2019

Volta dos 'Amigos' tem sintonia antiga, disciplina de Xororó e piadas de Leonardo; G1 viu ensaio

Chitãozinho, Xororó, Zezé Di Camargo, Luciano e Leonardo retomam parceria com turnê que começa neste sábado, em Belo Horizonte. VÍDEO mostra entrevista e preparativos dos shows.

 

 

Dois meses após anunciarem a volta do projeto “Amigos”, Chitãozinho, Xororó, Zezé Di Camargo, Luciano e Leonardo se reuniram em um estúdio em São Paulo para o primeiro ensaio da turnê.
A agenda dos cinco cantores foi preenchida por três encontros antes do primeiro show em Belo Horizonte, neste sábado (20).
No ensaio que o G1 acompanhou, os sertanejos estavam no clima de "não te vejo há muito tempo, mas parece que foi ontem".
Em sintonia, o quinteto estava acompanhado de um produtor musical, nove músicos e três vocais de apoio.
O espaço contava ainda com um mini camarim, para onde o quinteto seguiu para um encontro com o estilista Li Camargo para tirar as medidas do blazer que usarão nos palcos.

Também presente, o maquiador Jean Gueller acompanhou o quinteto nas primeiras turnês de “Amigos” e dos especiais de TV da época.
Com o estúdio lotado de músicos, instrumentos, mesas de sons e integrantes da produção, os cinco acompanhavam em uma TV as letras das músicas escolhidas para o repertório. Ficavam de olho no trecho selecionado para cada um.
Atento, Chitão corrigia todas as palavras que apareciam erradas na tela depois de serem retiradas de uma página de letras de música na internet.
Engana-se quem pensa que os escolados sertanejos seguiam direto as canções sem pausa. Junto ao produtor, o quinteto debatia o ritmo da música, a entrada de cada um e o melhor tom de cada integrante.
No meio do ensaio, Zezé confessou: "Não sou sanfoneiro. É foda cantar e tocar sanfona". Está previsto que ele toque o instrumento e cante ao mesmo tempo em uma das canções.

Os ensaios dos "Amigos" são poucos e, também, são novidade. “Sabe que não me lembro de ter ensaio do Amigos! A não ser no palco. De passagem de som”, comenta Leonardo ao G1.
"Não tinha essa organização, não. Era mais bagunçado um pouco. Porque eram as três bandas. O diferencial do Amigos agora é que a gente resolveu unificar. Pegamos três integrantes de cada banda e fizemos uma banda só. Por isso facilitou."
“A ideia é a gente não sair do palco. O show acontece com três horas de músicas e de sucessos, pra botar a galera pra cantar e se divertir da mesma forma que a gente está se divertindo fazendo”, diz Xororó.
Ao longo de todo o ensaio, o sertanejo mostrou que a fama do intenso cuidado com a voz não é à toa. O cantor bebia água a cada intervalo e de vez em quando ainda ingeria uma maça, alimento que auxilia na limpeza das pregas vocais.
Apesar de um encontro bastante organizado, a concentração e seriedade não duravam muito tempo. E o responsável por essa quebra era sempre o mesmo: Leonardo.
Talvez o mais quieto dos cinco, ele tinha sempre uma brincadeira para fazer nos intervalos, mas nada que atrapalhasse ou atrasasse a dinâmica do time. Até porque Xororó estava ali sempre para colocar tudo sob controle novamente.

Assim como nas turnês e álbuns da década de 1990, as músicas vão ter diferentes encontros de vozes. “Saudade da minha terra” será uma das poucas em que todos cantarão juntos. Mas outros trios ou quartetos serão formados:
  • Chitãozinho e Xororó cantam com Leonardo em “Página de amigo”
  • Leonardo retorna para “Não aprendi dizer adeus” com Zezé e Luciano
  • Zezé e Luciano cantam “Você vai ver” com Chitãozinho e Xororó
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Show Leonardo!!!