quinta-feira, 21 de junho de 2018

Com museu, monumento e feriado, Goianápolis mantém viva a memória de Leandro 20 anos após sua morte


Há 20 anos, a cidade de Goianápolis, localizada a 47 km de Goiânia, perdia um dos seus dois cidadãos mais ilustres. No auge do sucesso, o cantor Leandro - para os íntimos, Luiz José da Costa - morreu vítima de um câncer raríssimo no pulmão e encerrou, da forma mais triste possível, a parceria com o irmão Leonardo.
Mas o pequeno município, com pouco mais de 11 mil habitantes e conhecido como a capital brasileira do tomate, faz questão de manter viva a memória do ídolo. A data da morte, 23 de junho, virou feriado municipal. Além disso, um museu e um monumento foram construídos em memória de Leandro.
O cultivo do tomate, que fomenta a principal atividade econômica de Goianápolis, foi também a forma que Seu Avelino e Dona Carmem encontraram para criar Leandro, Leonardo e os outros seis filhos do casal. Desde criança, os sertanejos e os irmãos já ajudavam os pais na plantação e colheita do fruto.

Museu

O lugar que mais remete à história de Leandro e Leonardo na cidade é o Centro Cultural Eurípedes Balsanulfo de Freitas, cujo título leva o nome de seu fundador, conhecido como Oripim, de 70 anos. Amigo do pai da dupla desde quando eram pequenos, ele ergueu e inaugurou, em 14 de novembro de 2010, um local para "resgatar a história" de Goianápolis. A data foi escolhida a dedo por ser o dia do aniversário do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Show Leonardo!!!